A participação social nos processos de decisão na construção regional.

Resumo: Esta produção textual objetiva apresentar os pressupostos básicos norteadores a partir dos quais foi desenvolvido o Programa de Ensino Superior para o Desenvolvimento Regional no âmbito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Abordou-se desenvolvimento regional considerando uma abordagem onde
considera-se que cada aluno é/ou poderá ser um ator (um ator social) com capacidade de articular, propor, interagir, e/ou mesmo protagonizar processos organizativos sociais coletivos ou mobilização social, tal como, em suas respectivas inserções nas suas lidas diárias na sociedade, quer seja como aluno, quer seja como futuros
profissionais em potencial. Sendo assim, ensinar desenvolvimento regional para formação cidadã, é desenvolver o entendimento da importância da participação social no processo de desenvolvimento regional, agregando a percepção de que a mobilização e articulação dos agentes regionais do desenvolvimento são características daquelas regiões que conseguem transformar a ação cooperativa intraregional e interregional no principal elemento integrador do seu processo de desenvolvimento regional, considerando sua participação crescente e direta no
processo de desenvolvimento contemporâneo. Entendendo-se que é em função de seu histórico de valores culturais acumulados regionalmente, ou do “capital social” existente, que algumas regiões conseguem responder positiva e ativamente aos desafios regionais da globalização contemporânea construindo seus próprios modelos de desenvolvimento. O PROESDE/2014 na Unochapecó proporcionou elementos teóricos e metodológicos sobre o desenvolvimento regional para que os participantes se envolvam nas propostas de seus municípios, identificando potencialidades e limites do desenvolvimento nas múltiplas dimensões com sua participação social.

Palavras-chave: participação social. Autonomia. Desenvolvimento regional.

Autores: Claudio Machado Maia; Myriam Aldana Vargas Santin

Link de acesso: http://periodicos.uniarp.edu.br/extensao/article/view/792/362