Observatório de Políticas Públicas e Dinâmicas Regionais

O OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DINÂMICAS REGIONAIS é formado pelos professores do Mestrado em Políticas Públicas e Dinâmicas Regionais.

Foi criado em 2016, com recursos de projeto da FAPESC coordenado pela Profa. Maria Elizabeth Kleba da Silva e gestão da Profa. Dúnia Comerlatto. Sua organização vem sendo coordenada pela Profa. Irme Bonamigo, com a colaboração do Prof. Erni J. Seibel e das mestrandas Andressa Bertoncello Valandro, Daniela Fernanda Schott e Fransinês T. Swib Vaz Grokoski.

Apresentação

O Observatório de Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais está organizado como instância do Mestrado em Políticas Públicas e Dinâmicas Regionais da UNOCHAPECÓ para contribuir e estimular o debate entre acadêmicos, pesquisadores e gestores públicos sobre as políticas públicas que incidem no âmbito da meso/micro região de Chapecó.Observar e monitorar as PP regionais são nosso principal objetivo.

A dimensão regional é ainda uma lacuna no que se refere às PP. Historicamente há um vazio institucional governamental em âmbitos regionais. A região (micro ou meso) situando-se entre o município e o estado, não é objeto de políticas públicas formais. O que não significa que não hajam instituições orientadas para ações político-administrativas regionais, porém sem a força legal de uma PP. Podemos citar em termos histórico as associações de municípios que desempenha papel importante no desenvolvimento regional. Santa Catarina teve a experiência recente de criação das SDR´s (Secretarias de Desenvolvimento Regional) que atuam no âmbito regional.

Mesmo tendo seu foco nas políticas públicas regionais, o Observatório contribuirá para fomentar o debate indicando e sugerindo informações e estudos que apontem e revelem a dimensão histórica e universal das questões que envolvem o debate sobre as Políticas Públicas.

O estado de Santa Catarina tem uma distribuição espacial bastante impar, considerando as demais federações do país. Entres as características marcantes está a distribuição regional, relativamente equilibrada, assim como, uma distribuição das maiores cidades, onde a capital não é a maior cidade.

Objetivos do Observatório

  • Dar visibilidade a trabalhos e informações sobre as temáticas de PP agendadas.
  • Sugerir uma agenda periódica de temas sobre PP regionais, a partir da analise dos indicadores da meso/micro de Chapecó.
  • Investigar e publicitar trabalhos, acadêmicos, pesquisas e informações sobre os temas elencados na agenda do Observatório.