O Observatório de Saúde do Oeste de Santa Catarina - OSO/SC

O Observatório de Saúde do Oeste de Santa Catarina (OSO/SC) está vinculado ao Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde com a colaboração dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e Tecnologia de Gestão da Inovação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e visa ofertar informações em saúde para fomentar a pesquisa científica e potencializar as ações de saúde nos municípios da região oeste do estado. O OSO/SC emerge da necessidade de se dar visibilidade às informações em saúde geradas na região.

A Unochapecó é uma Universidade Comunitária com história profundamente associada ao desenvolvimento regional. Se destaca pelo pioneirismo no desenvolvimento de tecnologias voltadas para as demandas sociais regionais. Na área da Saúde, conta com oito cursos de graduação e um Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado), com formação voltada para os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde.

A relação da Unochapecó com os serviços locais e regionais de saúde é extensa, contando com experiências de inserções acadêmicas para estágios e residências no SUS, além de parcerias por mais de uma década em programas como o Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e projetos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde), para exemplificar.

Além de consolidar informações úteis para pesquisadores e acadêmicos da área da saúde, o OSO/SC possibilita o estreitamento de relações entre a Universidade e os serviços de saúde dos municípios da região. Contribui para fortalecer o SUS e qualificar a relação entre os serviços de saúde e a comunidade.

Objetivos

• Dar visibilidade à produção científica da área da saúde gerada a partir da realidade regional;
  • Fomentar o debate sobre temas de interesse regional ligados à área da saúde;
  • Construir novos saberes relacionados aos temas elencados na agenda do observatório;
  • Desenvolver e disponibilizar solução tecnológica para a efetividade das ações de ouvidoria na melhoria das ações e serviços de saúde.
  • Desenvolver e disponibilizar soluções tecnológicas para a gestão da informação para os programas municipais de Vigilância em Saúde;
  • Incentivar gestores, conselheiros e sociedade civil a acompanhar indicadores da área da saúde elencados na agenda do observatório;

Quem somos

O OSO/SC foi criado em 2017, com recursos de projeto financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), coordenado pelo Prof. Junir Antonio Lutinski, com a colaboração dos professores Claudio Machado Maia, Claudio Alcides Jacoski, Lucimare Ferraz, Maria Assunta Busato, Radamés Pereira e Sinval Adalberto Rodrigues Junior. Conta com o apoio técnico de Cristian de Oliveira e Patrícia Zanotelli.